BA&N
Research Unit.

Sonae IM investe na tecnológica neozelandesa

4 Maio, 2021

A Sonae Investment Management participou na Série A de seis milhões de dólares da Portainer.io, criadora da solução de referência para gestão de containers em ambientes cloud-native. A ronda foi liderada pela Bessemer Venture Partners, em conjunto com a empresa portuguesa e o investidor local Movac.

O foco da Portainer.io em permitir a gestão containers de um modo simples levou à sua expansão meteórica: desde janeiro de 2018, a comunidade da Portainer soma 4,8 milhões de utilizadores e 500.000 utilizadores regulares todos os meses espalhados por 190 países, o que representa um crescimento de 50% face ao período homólogo. A equipa de advisors da Portainer.io foi recentemente reforçada com Bryan Rodriguez, um especialista de topo na orquestração no Edge, aumentando assim o foco nas áreas de Edge Compute.

Esta ronda, levantada pouco tempo após a ronda seed de 1,2 milhões de dólares anunciada em agosto de 2020, vai financiar o desenvolvimento de produto e a expansão de utilizadores à escala mundial, à medida que a Portainer.io lidera o caminho para o futuro da gestão de containers. A Portainer.io também vai continuar a ganhar escala e a desenvolver a sua oferta empresarial, a Portainer Business, lançada em dezembro de 2020.

Lançada em 2017 como uma solução open source para gestão de containers em ambiente Docker Swarm, a Community Edition open source da Portainer cresceu até se tornar uma das mais populares soluções para gestão de containers, oferecendo uma graphical user interface (GUI) para Kubernetes, além de suportar Docker, Docker Swarm, e Azure ACI. Já a Portainer Business oferece uma segurança e controlo de nível empresarial para implementar containers em ambientes empresariais.

“Este investimento permite-nos reforçar a estratégia de transformar a Portainer de um simples dashboard de gestão numa solução nativa e completa de implementação e gestão de containers. Começámos por acrescentar suporte de Azure ACI, depois acrescentámos Kubernetes, e agora, em 2021 tencionamos dar suporte a um número crescente de plataformas Container-as-a-Service (CaaS), como é o caso da AWS Fargate, Google Cloud-Run, etc. Adicionalmente vamos continuar a melhorar o que os utilizadores podem fazer com o próprio Portainer, alargando o espectro para áreas de  Git-Ops/Automação”, afirmou Neil Cresswell, Co-Fundador e CEO da Portainer.io. “A Portainer está extremamente focada em disponibilizar o poder dos containers a todos, proporcionando às atuais equipas de IT/Developers, utilizadores individuais , estudantes e quem quiser, as soluções necessárias para gerir containers sem código complicado ou implementações arriscadas.”

“Com base na nossa experiência em diversos setores em toda a Europa, estamos cientes do desafio  de gerir infraestruturas de cloud num ambiente dinâmico de ciclos de desenvolvimento mais curtos, complexidade crescente e escassez de talento,” afirmou Benjamin Junior da Sonae IM. “A Portainer chamou a nossa atenção pela sua adoção fácil, implementação leve e excelente experiência de utilização, que têm suportado a sua adoção em massa pela comunidade open source, tal como por empresas líderes de mercado. Com o crescimento de localizações edge e o desenvolvimento acelerado de aplicações IoT cada vez mais complexas, a Portainer oferece uma solução crítica para uma gestão abstrata de containers e foco dos developers no trabalho de desenvolvimento de aplicações.”

Últimas Publicações