BA&N
Research Unit.

BA&N Research Unit: Máximos dos combustíveis dão 11,5 milhões de euros por dia em impostos ao Estado

4 Março, 2022


 
·       Escalada do petróleo traz maior aumento de sempre no preço dos combustíveis. 
·       Preço da gasolina simples vai superar a fasquia dos 2 euros por litro. Diesel aproxima-se deste patamar. 
·       Estado vai arrecadar mais de 1 euro em impostos por cada litro abastecido de gasolina.

Com a Rússia a atacar a Ucrânia, assiste-se a uma escalada da generalidade dos preços da energia, da eletricidade ao gás, passando pelo petróleo e seus derivados. O barril da matéria-prima rapidamente superou os 100 dólares, bateu os 110 e já faz mira aos 120 dólares, arrastando consigo as cotações dos seus derivados, a gasolina e o gasóleo. E tudo isto num contexto de fraqueza da moeda europeia face à divisa dos EUA.
 
Desde o início da ofensiva militar russa, o barril de petróleo apresentou uma valorização de mais de 15%. Chegou a cotar bem perto dos 120 dólares, um máximo de 11 anos, mas aliviou a escalada para um valor em torno dos 112 dólares que em euros o põe acima da fasquia dos 100 euros por barril, tendo em conta que o euro está a valer já menos de 1,10 dólares.

Esta forte subida tem-se repercutido nas cotações da gasolina e do gasóleo. O valor médio semanal de ambos, que é o que é considerado pelas petrolíferas na atualização dos preços de venda ao público em Portugal, registou subidas expressivas, com a gasolina a superar os 1.000 dólares e o gasóleo a bater os 900 dólares por tonelada métrica. A tradução destas fortes valorizações será a maior subida de sempre nos preços a pagar nos postos de abastecimento. Consulte a nota de research.

Últimas Publicações