BA&N
Research Unit.

Mobilidade: Redução de velocidade em 10 km/h custa mais de 200 milhões de euros em Lisboa

17 Maio, 2022
  • Tempo adicional de viagem com redução de velocidade tem, per si, um custo económico estimado superior a 120 milhões de euros por ano
  • Redução de velocidade de 50 km/h para 40 km/h implica aumento de 6,8% das emissões de CO2 e de 7% do consumo de combustível
  • Velocidade ideal entre 60 e 80 km/h para minimizar emissões de gases
  • Na capital circulam mais de 500 mil veículos por dia, com cerca de 400 mil vindos do exterior

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu, em reunião privada, aprovar uma redução dos limites máximos de velocidade nas vias do concelho em 10 quilómetros por hora. A proposta prevê, entre outras medidas, uma redução nas vias de 50 km/h para 40 km/h e nas vias de 80 km/h para 70 km/h. Prevê ainda mais zonas de circulação de 30 km/h.

Esta redução da velocidade máxima na capital terá um impacto económico relevante, dado que prolongará os tempos de viagem dentro da cidade.

Tendo em conta que na cidade de Lisboa circulam cerca de 500 mil veículos diariamente, de acordo com dados da Câmara Municipal de Lisboa, e que as distâncias percorridas por cada veículo no concelho superam os 15 quilómetros diários, segundo projeções da BA&N Research Unit com base no Inquérito à Mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa realizado pelo INE, o custo económico estimado destas medidas supera os 200 milhões de euros. Consulte a análise completa.

Últimas Publicações