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Sonae supera 4 mil milhões de euros de volume de negócios no primeiro semestre com investimento recorde
No primeiro semestre de 2024, o volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 11,4% em termos homólogos, para 4,3 mil milhões de euros, impulsionado pelo crescimento da MC e da Worten, que reforçaram as suas posições de liderança no mercado português, e pela integração da Musti.
O EBITDA subjacente aumentou 13,8% para 342M€ e o EBITDA consolidado melhorou 18% para 410M€, traduzindo o sólido desempenho dos negócios de retalho e o aumento do contributo dos resultados pelo método de equivalência patrimonial, nomeadamente da NOS. O resultado direto totalizou 95M€, crescendo 18% face ao período homólogo.
O resultado líquido (atribuível a acionistas) foi de 75M€ neste período, 14% acima do valor do ano passado, impulsionado pela melhoria do EBITDA, decorrente dos ganhos de quota e da performance dos negócios, que mais do que compensou o incremento das depreciações em consequência do forte investimento realizado, dos custos financeiros e dos impostos.
Investimento supera 1,3 mil milhões de euros nos últimos 12 meses com aquisições e expansão com o apoio à comunidade a ultrapassar os 16 milhões
O investimento consolidado da Sonae superou os 1,3 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, com o investimento no 1S24 a atingir o valor recorde de 966M€. Nos primeiros seis meses do ano o Grupo investiu no reforço da internacionalização do portefólio com a aquisição de participações maioritárias na Musti e na BCF Life Sciences e prosseguiu a sua aposta no mercado português, com destaque para expansão e remodelação do parque de lojas da MC.
A Sonae prosseguiu ativa na implementação da sua política de responsabilidade social corporativa no 1S24, tendo reforçado o apoio à comunidade em 16,5M€, mais 6% face ao 1S23. O grupo continua a dar especial atenção ao apoio social às famílias, realizando doações de alimentos a instituições em todo o país.
A educação e a requalificação ao logo da vida mantiveram-se como uma prioridade da Sonae, quereforçou em 50% o valor a atribuir na segunda edição do Prémio Sonae Educação, que vai distribuir 150 mil euros por projetos inovadores e inclusivos. O programa PRO_MOV, liderado pela Sonae, captou mais parceiros e lançou novos cursos para promover a requalificação dos portugueses para os empregos de futuro, reunindo Estado, associações e mais de uma centena de empresas.
O Grupo Sonae contratualizou operações de financiamento de 2,4 mil milhões de euros com enquadramento sustentável, “Green” ou “ESG Linked” (ligadas a indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo), conforme anunciado a 5 de julho. Este valor representa cerca de 90% das linhas de financiamento de médio e longo prazo das empresas consolidadas integralmente pela Sonae, entre as linhas utilizadas e disponíveis, sendo que na holding este valor é ainda superior.
No primeiro semestre de 2024, a Sonae prosseguiu com a sua estratégia de gestão de portefólio, tendo concretizado aquisições e parcerias que reforçam a internacionalização do Grupo, enquanto aumentou o forte investimento no desenvolvimento dos seus negócios em Portugal. Ainda no primeiro trimestre deste ano, o consórcio liderado pela Sonae garantiu o controlo da Musti ao adquirir cerca de 81% do seu capital social, num investimento total de cerca de 700M€. No segundo trimestre, a Sparkfood, subsidiária da Sonae, concluiu a aquisição de uma participação de 89,1% na BCF Life Sciences, por 160,5M€. Já em julho, a MC fechou a transação para a combinação da Druni e da Arenal, criando o líder de mercado espanhol no segmento de saúde, beleza e bem-estar.
"Desde o início do ano, a Sonae deu passos significativos nos seus esforços de crescimento e de internacionalização, investindo mais de mil milhões de euros em três novos negócios. No setor do retalho, expandimos o nosso portefólio para o segmento de animais de estimação nos países nórdicos através do investimento de controlo na Musti e, já no terceiro trimestre, a MC concluiu a fusão entre a Arenal e a Druni, criando o líder de mercado no segmento de saúde, beleza e bem-estar na Península Ibérica. No setor da inovação alimentar, a Sparkfood concluiu a aquisição de uma participação maioritária na BCF Life Sciences, em França, dando mais um passo importante no desenvolvimento desta nova unidade de negócio", afirma Claudia Azevedo, CEO do Grupo.
"À entrada para o segundo semestre do ano, mantenho plena confiança na nossa capacidade de impulsionar a inovação e o crescimento para melhorar as condições de vida de um número crescente de famílias nas várias geografias onde operamos", acrescenta.