Research Unit.
Alimenta esta Corrida angariou 4 toneladas de alimentos em corrida solidária de 10 horas seguidas
O desafio solidário Alimenta esta Corrida juntou este sábado mais de 1.200 pessoas, dos quais cerca de 800 a correr, permitindo angariar cerca de 4 toneladas de alimentos para famílias carenciadas. Durante 10 horas seguidas, Hélio Fumo, atleta de trail running e ultramaratonas, correu em torno do Campo Pequeno numa corrida em que foram percorridos mais de 7 mil quilómetros pelos atletas solidários.
A iniciativa organizada pela Associação Hélio Fumo - Inclusão Social pelo Desporto, com o apoio institucional da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, permitiu recolher bens alimentares que serão agora distribuídos a famílias carenciadas pelo Centro Paroquial da Póvoa de Santo Adrião e pela Junta de Freguesia das Avenidas Novas.
Durante este sábado, os portugueses solidários tiveram a oportunidade de correr lado a lado com o Hélio Fumo e com estrelas do desporto, da televisão e da sociedade como Nelson Évora, campeão olímpico em triplo salto; Francis Obikwelu, medalhista olímpico; Sérgio Rosado, vocalista dos Anjos, Miguel Costa, ator e apresentador, Noor Palma, influencer e apresentadora do podcast “Somos Infinitos”; ou Jorge Pina, atleta paralímpico. O evento teve ainda como embaixadores Marco De Gasperi, campeão mundial de skyrunning; Pedro Fernandes, apresentador, locutor e ator; e Samuel Barata, maratonista e atleta olímpico.
“Estou de coração cheio com a solidariedade dos portugueses. Juntos conseguimos fazer a diferença na vida de muitas famílias, ao mesmo tempo que promovemos a saúde e hábitos de vida saudável. Acredito que o desporto é uma forma de intervenção e inclusão social, pelo que vamos trabalhar desde já numa nova edição do Alimenta esta Corrida. Mais uma vez obrigado a todos os que participarem, bem como a todas as entidades que apoiaram a iniciativa”, afirma Hélio Fumo.
O evento, gratuito, teve o patrocínio da Compressport e da Scarpa e o apoio de parceiros como BA&N, Naak, Farmácia de Santo Adrião, Clínica Mialgia, Pão da Vila, Danone, Fotos do Pio, Jesus Events e Last Lap, para além do apoio institucional da Junta de Freguesia das Avenidas Novas. Os participantes tiveram oportunidade de ganhar prémios, incluindo vestuário da Compressport e sapatilhas SCARPA, através de sorteios. A UltraHuman ofereceu ainda dois anéis para monitorização do sono e de sinais vitais para os portugueses mais solidários.
Hélio Fumo – Um atleta solidário
Hélio Fumo, que nasceu em Moçambique e vive em Portugal desde os 11 anos, construiu uma carreira de destaque no atletismo e no trail, com várias conquistas nacionais e internacionais. Conta no seu currículo desportivo com títulos de campeão nacional português nas modalidades de trail (distâncias até 42 km) e trail ultra endurance (distâncias superiores a 100 km). Aos 40 anos, já representou Portugal em cinco Campeonatos Mundiais de Trail, alcançando a 10ª posição no Campeonato do Mundo de 2019 – a melhor classificação de sempre de um português nesta competição.
Para além de atleta, Hélio Fumo é também um defensor da inclusão social e fundador da Associação Hélio Fumo, que promove a inclusão pelo desporto. Com mais de 70 mil seguidores nas redes sociais, utiliza a sua visibilidade para inspirar e mobilizar a comunidade em causas sociais.
Mais de 25 toneladas de alimentos angariados nas três edições do Alimenta esta Corrida
O ‘Alimenta Esta Corrida’ teve início em 2020, durante a pandemia, como uma forma de ajudar as famílias em dificuldades. Nessa primeira edição, o evento contou com a participação de 76 grupos de corrida em todo o país e angariou 18 toneladas de alimentos, que foram distribuídos por 80 instituições e beneficiaram cerca de 12 mil famílias. Em 2023, a iniciativa reuniu mais de 500 participantes no evento em Lisboa, angariando mais de 3,5 toneladas de alimentos. Este ano estes valores foram ultrapassados, atingindo quase 4 toneladas de alimentos doados pelos atletas participantes. Assim, no conjunto das três edições já foram recolhidas e doadas mais de 25 toneladas de bens alimentares.